O Pe. Galo Fernández,  que preside a Pastoral da Esperança Jovem, acompanhou na semana passada a um grupo de 10 jovens da comuna de Santiago a realizar o trâmite de inscrição no Registro Eleitoral.

O ato foi um gesto simbólico que deu início à convocação nacional realizada pela Pastoral Juvenil para que os jovens chilenos se inscrevessem massivamente no sábado passado nos registros eleitorais.

O objetivo da campanha foi o de chamar os jovens a inscrever-se para participar como votantes católicos no processo de eleições para prefeito que será realizada no final deste ano.

Segundo a Quarta Pesquisa Nacional de Juventude,  49% dos jovens  chilenos entre 15 e 29 anos estariam dispostos a inscrever-se; mas o mesmo estudo demonstra que  70% dos jovens maiores de 18 anos não emitiram o documento necessário.

“A participação política continua sendo uma instância relevante e que acredito que deve ser utilizada pelos jovens. Uma sociedade com  um grupo tão importante e significativo de pessoas que não se envolvem, nunca conseguirá avançar à igualdade”, explicou o padre Fernández.