Com o objetivo de promover a formação de líderes cristãos para atuar no mundo e na Igreja, o MOVE - Programa de Liderança Católica da PUC-Rio irá realizar no próximo dia 28 de outubro o seu segundo seminário, que abordará o tema “Medicina e vida”.

O evento contará com a presença do Bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Antônio Augusto Dias Duarte, que é médico e falará sobre a questão “A vida humana: dom ou dano?”.

Também marcará presença a Dra. Isabela Mantovani, que conduzirá o tema “As estatísticas do aborto”. Formada em Odontologia pela UNICAMP, ela é especialista em Saúde Coletiva (São Leopoldo Mandic), Bioética (PUC-Rio), Estratégia de Saúde da Família (UNIFESP/UNASUS). Também é mestre em Odontologia e Saúde Coletiva (UNICAMP), além de ser membro da Comissão de Bioética e Defesa da Vida da Arquidiocese de Campinas.

A programação deste seminário, que acontecerá na Igreja Sagrado Coração de Jesus, no campus da PUC-Rio, das 10h às 16h, encerrará com os testemunhos da luta contra o aborto do Grupo Pró-Vida.

Lideranças católicas na Universidade

O MOVE é programa de liderança católica fundado em 2016 pelo reitor da Igreja Sagrado Coração de Jesus da PUC-Rio, Pe. Alexandre Paciolli, com um grupo de jovens estudantes em busca de formação humana e religiosa.

De acordo com Divanisse Freitas, que faz parte da equipe de comunicação do projeto, “as palestras dos Seminários promovidos pelo MOVE estão de acordo com os objetivos de Universidade manifestos no Marco Referencial da PUC-Rio”.

“Neste sentido – explica –, o MOVE, como parte desta instituição, busca por meio dos seminários a promoção da cultura e do desenvolvimento integral de pessoas que revelem: liderança, comprometida com a evangelização da cultura; disponibilidade para servir, conforme o espírito evangélico; seriedade e competência profissional constantemente atualizada mediante a formação permanente; capacidade de perceber a realidade e sensibilidade às necessidades do outro e do bem comum; compromisso de criar uma sociedade mais justa e fraterna”.

O primeiro Seminário foi realizado no dia 19 de agosto e abordou o tema da ideologia de gênero, também com a presença de Dom Antônio Augusto Duarte. Naquela ocasião, recorda Divanisse, “tivemos um número expressivo de participantes, girando em torno de 600 pessoas”.

“Foi necessário disponibilizar seis salas extras para acomodar o público”, ressalta.

Segundo a integrante do MOVE, a iniciativa foi “muito bem” recebida pela comunidade interna da PUC-Rio, “apesar do ato realizado, no dia do seminário, por um pequeno grupo política e ideologicamente organizado”.

Além dessa formação promovida por meio dos seminários, o MOVE também realiza outras atividades como reuniões semanais, missões de evangelização, formação em doutrina, ação social, incentivo à direção espiritual, à vivência dos sacramentos e Adorações Eucarísticas semanais.

Para mais informações sobre o MOVE e o seminário “Medicina e vida”, pode acessar a página de Facebook:  www.facebook.com/movepucrio.

Confira também: