Mons. Alfred Xuereb, secretário pessoal de Bento XVI durante 6 anos, relatou no dia 16 de outubro como foram os últimos dias do pontificado do agora Sumo Pontífice Emérito e contou, entre outras coisas, que quando teve que fazer a mudança, Joseph Ratzinger também levou consigo os dois ursos de pelúcia que sempre o acompanham.

Segundo informa ACI Stampa – agência em italiano do Grupo ACI –, na localidade de Portenone, no norte da Itália, Mons. Xuereb participou do evento intitulado “Os 90 anos do Papa Emérito: Significado de uma vida e de um pontificado”, realizado na Catedral de São Marcos.

Mons. Xuereb explicou que no dia 27 de fevereiro de 2013, um dia antes de a Sé de Pedro ficar vacante após a renúncia de Bento XVI, realizou-se a última audiência geral do pontificado e “colocou-se atenção sobre a mudança, atendendo às coisas pequenas como os ursos de pelúcia que Joseph Ratzinger leva sempre consigo há anos”.

“Um é de 1935 e ganhou de presente de sua mãe no Natal, o famoso ursinho que admirava quando ia para a escola e estava na vitrine do comércio e pelo qual tinha chorado ainda criança, quando parecia que tinha perdido”.

O outro, prosseguiu Mons. Xuereb, “é de 1939 e sobre a cabeça tinha um nome. Havia perdido um olho e o pequeno Joseph tinha tentado consertar com cera quente, queimando o rosto dele”.

Naquele dia 27 de fevereiro de 2013, continuou, “chegaram muitos pedidos de pessoas que queriam se encontrar com o Papa, mas não era possível”. “Sinto-me privilegiado, posso beijar todos os dias o anel do pescador”, disse Mons. Xuereb ao Papa, ao que Bento XVI respondeu: “Mas, sim, é da minha família”.

O então secretário pessoal comentou também que outro dia que não esquecerá é a terça-feira, 5 de fevereiro de 2013, “uma data que estará impressa em minha mente e meu coração a vida toda. Naquela manhã, o Santo Padre me chamou em seu escritório, convidou-me para entrar e me disse que devia me comunicar algo importante: que tinha decidido renunciar ao pontificado”.

Daquele período recorda ainda: “O último dia do Papa reinante será 28 de fevereiro. Irá viver no Mosteiro que está nos Jardins Vaticanos e que está em reestruturação, mas ele (Mons. Xuereb) ficará com o novo Papa. Compreensivelmente agitado lhe pergunto se terei ainda a possibilidade de vê-lo. E ele me respondeu: seguirei retirado para o mundo, mas para os amigos será possível”.

Confira também: