O Papa Bento XVI nomeou novos bispos para duas diocese norte-americanas, uma delas, Miami, caracterizada por uma significativa presença de imigrantes da América Latina e Caribe.

A Santa Sé informou que Dom. John Gerard Noonan foi designado pelo Santo Padre como Bispo Auxiliar de Miami (Flórida), uma arquidiocese de mais de quatro milhões de habitantes, dos quais 860 mil são católicos.

O Bispo nasceu em 1951 em Limerick (Irlanda) e foi ordenado sacerdote em setembro de 1983. No momento de sua designação como Bispo Auxiliar, Dom. Noonan se desempenhava como presidente-reitor do "Saint John Vianney College Seminary" em Miami.

Com esta nomeação, serão dois os bispos auxiliares que colaborarão com o Arcebispo de Miami, Dom. John Clement Favalora, na atenção pastoral da sé metropolitana. O outro Bispo Auxiliar é Dom. Felipe de Jesus Estevez. Colaboram no trabalho pastoral da arquidiocese 361 sacerdotes, 509 religiosos e 142 diáconos permanentes.

O arcebispado de Miami informou que a consagração episcopal de Dom. Noonan será no dia 24 de agosto, festa de São Bartolomeu Apóstolo, na catedral de Saint Mary.

Mudanças em Michigan

Por outro lado, o Papa nomeou como Bispo de Gran Rapids (Michigan) Dom. Walter Allison Hurley, até agora Auxiliar de Detroit, no mesmo estado norte-americano. O Prelado é natural do Canadá e sucederá o Bispo Emérito desde outubro de 2003, Dom. Robert John Rose.

A diocese de Gran Rapids tem uma superfície de 17 mil e 592 quilômetros quadrados e uma população de um milhão 284 mil habitantes, dos quais 162 mil 670 se declaram católicos. Para a atenção da diocese, que conta com 90 paróquias, Dom Hurley term a colaboração de 136 sacerdotes, 289 religiosos e 29 diáconos permanentes.