A Catedral Metropolitana começa a receber aos milhares de filipinos que chegam para dar seu último adeus ao querido Cardeal Jaime Sin, Arcebispo Emérito de Manila, falecido hoje aos 76 anos de idade.

Segundo fontes da Igreja Católica, o Cardeal faleceu por causa de problemas renais e diabetes. Tinha três dias hospitalizado e faleceu às 06.30 (hora local) no hospital Cardeal Santos Memorial Medical Center, no Manila.

Seus problemas de saúde lhe impediram de viajar a Roma em abril passado para os funerais do João Paulo II e tampouco pôde participar do Conclave que escolheu ao Bento XVI.

A imprensa local destacou hoje seu papel de líder religioso nos momentos de maior tensão na história recente do país como a derrocada do ditador Ferdinand Marcos em 1986.

A presidenta filipina Glorifica Arroio lamentou sua morte e considerou que o Cardeal foi um "grande liberador do povo filipino que jamais deixou de unir aos filipinos nas batalhas mais cruciais contra a tirania e o mal. Seu sonho de uma Filipinas unida em paz e justiça nos levou a derrubar a torre de Babel e a construir uma nação única e indivisível”.

“Muitas vezes fui guiada por sua sabedoria e seu profundo amor pelos pobres e os oprimidos, pois ele recebia sua inspiração do povo como ninguém mais em seu tempo”, adicionou.

A ex-mandatária Coração Aquino participou da primeira Missa de corpo presente, recordou-o como “um bom pastor” a quem sempre estará agradecida por seu exemplo. “Espero que possamos ser um pouco como ele, servindo a Deus, a nosso país e a nossa gente”, indicou Aquino.

Sua vida

Filho de um mercador chinês e uma filipina, o Cardeal Jaime Sin teve 15 irmãos. Nasceu em 31 de agosto de 1928, New Washington, diocese de Kalibo, Filipinas.

Estudou no Seminário de São Vicente de Paul de Jaro. Foi ordenado sacerdote em 1954, em Jaro e eleito bispo em 1967. Foi nomeado Arcebispo de Jaro em 1972 e em 1974 assumiu a Arquidiocese de Manila. Foi criado Cardeal em 24 de maio de 1976 pelo Papa Paulo VI.