O Papa Francisco nomeou no sábado, 7 de outubro, Dom José Traquina novo Bispo da Diocese de Santarém, sucedendo Dom Manuel Pelino, que teve seu pedido de renúncia aceito, por motivos de idade.

Nascido em 21 de janeiro de 1954 em Évora de Alcobaça, Dom Traquina era até então Bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa. Após terminar o ensino primário e secundário, trabalhou no comércio e também cumpriu o serviço militar.

Em seguida, frequentou o Seminário de São Paulo, que atualmente é da Diocese de Setúbal, mas naquela época pertencia à Lisboa. Também passou pelo Seminário Maior de Cristo Rei, do Patriarcado de Lisboa e, simultaneamente, a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, pela qual também obteve o título de mestre em Teologia Pastoral.

Foi ordenado sacerdote em 30 de junho de 1985 e, em 17 de abril de 2014, o Papa Francisco o nomeou Bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa, tendo recebido a ordenação episcopal em1º de junho do mesmo ano.  Agora, torna-se o terceiro Bispo da Diocese de Santarém.