O Bispo de Posadas, Dom Juan Rubén Martínez, ressaltou o valor da piedade popular católica na Igreja na América Latina e indicou que é “o conjunto de profundas crenças seladas por Deus, das atitudes básicas que dessas convicções derivam e as expressões que as manifestam".

Para o Prelado, a religiosidade ou piedade popular é “a forma ou a existência cultural que a religião adota em um povo determinado. A religião do povo latino-americano, em sua forma cultural mais característica, é expressão da fé católica. É o catolicismo popular".

O Bispo de Posadas indicou também que a Igreja, no âmbito da piedade popular, “cumpre com seu imperativo de universalidade” já que “abrange muito amplos setores sociais e tem a capacidade de congregar multidões".

Dom Martínez declarou que a mensagem de Cristo não está “reservado a um pequeno grupo de iniciados, de privilegiados ou escolhidos mas sim está destinado a todos. A Igreja obtém essa amplitude de convocação das multidões nos santuários e as festas religiosas”

Também manifestou que terá que "compreender a validez da religiosidade popular" para comprometer-se em "acompanhar e catequizar em uma adequada pedagogia da evangelização. Isto exige, antes que tudo, amor e proximidade ao povo, ser prudentes e firmes, constantes e audazes para educar essa preciosa fé, algumas vezes tão debilitada".

“Este contexto evangelizador carregado de desafios neste início do século XXI, é o espaço onde deveremos definir que projeto cultural ou que visão do homem, de família, vida, trabalho assumiremos nos próximos anos”, indicou.

O Prelado concluiu insistindo em que "a colheita é muita e os trabalhadores são poucos. Todos devemos nos comprometer a colaborar e a participar, já que nossa indiferença permitirá que alguns, poucos, se apropriem do futuro".