Em um encontro com o Instituto Italiano de Doação por ocasião do Dia da Doação, celebrado em toda a Itália em 4 de outubro, o Papa Francisco sublinhou que “o maior dom que Deus deu a cada um de nós é a vida”, por isso, convidou a protegê-la.

“Temos a tarefa de conservar e entregar íntegro às gerações futuras o planeta que recebemos como dom gratuito da bondade de Deus”, especialmente “diante da crise ecológica que estamos vivendo”.

“O dom da vida e o dom da criação provêm do amor de Deus pela humanidade, através desses dons, Deus nos oferece o seu amor”, sublinhou o Pontífice.

Por isso, “na medida em que nos abrimos e o acolhemos, tornamo-nos dom de amor para os irmãos”.

Em seguida, afirmou que o amor de Jesus é “um amor que se realiza no serviço aos outros”. “Um amor que sabe abaixar-se, que rejeita toda forma de violência, respeita a liberdade, promove a dignidade e rechaça toda discriminação”. “Um amor desarmado que se revela mais forte que o ódio”, acrescentou.

O sucessor de Pedro indicou que tanto crianças como jovens “são chamados a realizar a maravilhosa experiência educacional que faz a pessoa crescer humanamente e espiritualmente, abrindo a mente e o coração aos espaços amplos da fraternidade e da partilha”.

“Doar nos faz sentir mais felizes e os outros também. Doando criam-se laços e relacionamentos que fortificam a esperança num mundo melhor”, concluiu.

Confira também: