O reconhecimento de 13 novos mártires mexicanos reavivou no México a esperança de que o Papa João Paulo II visite o país em outubro, por ocasião do Congresso Eucarístico Internacional de Guadalajara, disse Dom Oscar Sánchez-Barba, postulador das causas dos santos mexicanos em Roma.

"É um presentão do Vaticano para o México. Esperemos com isto um grande sinal de que o Papa vá ao México para o Congresso Eucarístico de Guadalajara e possa alí abençoar os mártires", disse o Prelado durante uma entrevista ao jornal mexicano "Reforma".

Por sua vez, o Cardeal mexicano Javier Lozano Barragán, Presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral da Saúde, indicou que o Santo Padre está entusiasmado com a  idéia de participar do 48 Congresso Eucarístico Internacional, que se realizará em Guadalajara de 10 a 17 de outubro, e que marcará o início do "Ano da Eucaristia" convocado pelo Santo Padre.

"Depois de estar com os jovens na Suíça (o Papa) tomou vida, chegou com vida, eu espero que sim vá ao México; ainda não disseram nada oficial, apenas que em agosto vai a Lourdes e antes tira suas férias na fronteira da Itália com a França. Ele está disposto e entusiasta, esperamos que sim volte ao país", destacou o Cardeal Lozano.

Entretanto, outros setores insistiram em ser cautos a respeito da possível visita papal ao México, que dependerá estritamente de seu estado de saúde. 

"O convite está feito, mas a resposta ainda não veio",  advertiu o embaixador  mexicano na Santa Sé, Javier Moctezuma Barragán.