Um sacerdote propôs cinco maneiras que podem ajudar os católicos a reconhecerem o rosto de Cristo que se manifesta diariamente à sua Igreja, ou seja, cinco formas objetivas através das quais podemos constatar que o Senhor está presente de forma real e concreta na vida do homem.

Estas cinco maneiras, apresentadas pelo National Catholic Register no artigo intitulado “These Are the Five Faces of Christ” (Estas são as cinco faces de Cristo), não são mencionadas apenas no Catecismo da Igreja Católica, mas também no próprio Evangelho.

1. Comunidade de crentes

Jesus disse: “Onde dois ou três estão reunidos em meu nome, eu estou no meio deles”. Portanto, pode-se sentir a presença de Cristo dentro e através da Igreja.

“Através dos meus irmãos crentes e em nossa adoração comunitária, Cristo é conhecido. A minha experiência pessoal deve ser confirmada pela realidade de Cristo na Igreja”, indicou o autor do artigo, Pe. Dwight Longenecker, pároco de Nossa Senhora do Rosário, na Carolina do Sul, Estados Unidos.

2. A Eucaristia

O pão e o vinho se convertem no corpo e no sangue de Cristo. “Este é o meu corpo”, ensinou o Senhor.

Pe. Longenecker indica que esta realidade é simples, porque “conhecemos Cristo através da comunhão e da adoração eucarística. Nesta ação, saímos de nós mesmos e em comunhão com a realidade objetiva de Cristo na Eucaristia, que se faz presente através do seu Corpo, a Igreja”.

3. As Sagradas Escrituras

“O Verbo se fez carne”. Portanto – indica o sacerdote –, “conhecemos Cristo através do estudo da Escritura e da escuta da Palavra de Deus. Aqui há outro ‘mistério de piedade’ no qual Deus fala comigo através da meditação da sua Palavra”.

4. A figura do sacerdote

Jesus disse aos seus apóstolos: “Quem vos ouve, me ouve; e quem vos rejeita, me rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou”; “assim como o Pai me enviou, também eu vos envio”.

“Cristo não só enviou os apóstolos, mas está presente neles através do milagre da ordenação e da sucessão apostólica. É um mistério. Contudo, vemos Cristo quando este sacerdote frágil e humano está celebrando a Missa, ouvindo confissões e fazendo o que só um sacerdote pode fazer”, indicou Pe. Longenecker.

5. Os pobres

“Você quer viver o mistério de um encontro com Cristo? Você realmente quer saber quem é Jesus? Então veja o seu rosto através dos pobres. Não basta dar um cheque para a sua organização de caridade favorita. É necessário sair, encontrá-los, e conhecerão Cristo. Porque ‘o que fizestes a um dos menores destes meus irmãos a mim o fizestes’”, concluiu Pe. Longenecker.

Confira também: