A tradicional Festa dos Arcanjos promovida pela Comunidade Católica Shalom em Fortaleza (CE) chega a sua 11ª edição e, pela primeira vez, acontece como parte do calendário oficial do Estado do Ceará.

Em dezembro do ano passado, o governador do Ceará Camilo Santana sancionou a lei que incluiu no calendário oficial do estado a Festa dos Arcanjos, que celebra no dia 29 de setembro São Miguel, São Rafael e São Gabriel.

Na ocasião, ressaltou que “atualmente, vivemos em uma sociedade de tanta disputa, egoísmo e violência, que nós precisamos alimentar o espírito de solidariedade, fraternidade e paz”.

Além disso, o governador declarou que esta medida era também “um reconhecimento ao trabalho da Comunidade Católica Shalom, que é exemplo no estado, nos país e até no mundo”.

Neste ano, a expectativa é de que o evento reúna cerca de 20 mil pessoas no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), em Fortaleza.

Durante os meses de agosto e setembro a Comunidade Shalom e a Rádio Shalom, realizadoras do evento, promoveram 8 Missas, no “Cerco de Jericó”, quando milhares de pessoas puderam preparar seus corações para a esperada Festa dos Arcanjos.

O evento é gratuito e a programação conta com o show do Missionário Shalom, Terço da Misericórdia e muito mais.

Devoção aos Santos Arcanjos

Conforme explica a Comunidade Shalom, “a devoção a estes amigos protetores e intercessores, que do céu vêm em socorro daqueles que precisam de proteção”, trata-se de “uma tradição que a igreja católica herdou do Antigo Testamento”.

Segundo a Bíblia, São Miguel, cujo nome significa “Quem como Deus”, é um dos sete espíritos assistentes ao Trono do Altíssimo, portanto, um dos grandes príncipes do Céu e ministro de Deus.

No Antigo Testamento o profeta Daniel chama São Miguel de príncipe protetor dos judeus, enquanto que, no Novo Testamento ele é o protetor dos filhos de Deus e de sua Igreja, já que até a segunda vinda do Senhor estaremos em luta espiritual contra os vencidos, que querem nos fazer perdedores também.

“Houve então um combate no Céu: Miguel e seus anjos combateram contra o dragão. Também o dragão combateu, junto com seus anjos, mas não conseguiu vencer e não se encontrou mais lugar para eles no Céu” (Ap 12,7-8).

Por sua vez, São Rafael aparece no Antigo Testamento no livro de Tobias. Este arcanjo de nome “Deus curou” ou “Medicina de Deus”, restituiu a vista ao piedoso Tobit, pai de Tobias, e demonstra que a sua presença é discreta, porém, amiga e importante.

Quanto a São Gabriel, é muito conhecido devido a sua singular missão de mensageiro e seu nome significa “Força de Deus” ou “Deus é a minha proteção”.

Foi ele quem anunciou o nascimento de João Batista e, principalmente, anunciou o maior fato histórico, a Encarnação do Filho de Deus no seio da Virgem Maria, confirme relata São Lucas: “No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré… O anjo veio à presença de Maria e disse-lhe: ‘Alegra-te, ó tu que tens o favor de Deus’…”.

Confira também: