O presidente da Cáritas Internacional, Cardeal Luis Antonio Tagle, encorajou os fiéis de todo o mundo a participar da campanha “Share the journey” (Compartilhe a viagem) a qual propõe aproximar-se de maneira concreta a um migrante ou refugiado.

No vídeo, o Cardeal explica que o Papa Francisco iniciou a campanha em 27 de setembro, na qual pede que “promovam um encontro com migrantes e refugiados, que escutem e partilhem com eles as suas histórias e experiências”.

 O também Arcebispo de Manila, nas Filipinas, recordou que “o Papa Francisco tem nos mostrado o poder das ações sobre as palavras e tem nos convidado repetidamente a espalhar, promover e viver a cultura do encontro de uma forma simples, tal como Jesus fez: não apenas olhar, mas ver; não apenas ouvir, mas escutar; não apenas passar pelos outros, mas saber estar com eles”.

 

Depois de comentar que o seu avô, quando era criança, se tornou um imigrante chinês nas Filipinas devido à pobreza, o Cardeal Tagle convidou todos a “pensarem um pouco sobre quem são os migrantes na nossa família e na nossa comunidade. Quem são aqueles que vêm de longe e que estão quase sempre debaixo dos nossos olhos, mas a quem não vemos?”.

“Compartilhe o caminho nos dá a oportunidade de criar ilhas de esperança onde reina o medo. Por favor, junte-se a nós”, conclui o Purpurado filipino.

“Compartilhe a Viagem” é o nome da campanha liderada pela Caritas Internationalis que o Papa Francisco lançou na manhã de hoje, durante a sua Audiência Geral na Praça de São Pedro.

Trata-se de uma iniciativa que busca fortalecer a sensibilização pública sobre o tema da migração, promovendo oportunidades e espaços de encontro entre os migrantes e as suas comunidades.

A ideia é que eles também possam ter a oportunidade de reunir-se e compartilhar as suas experiências de vida, com o objetivo de fortalecer os laços sociais e fraternos entre todos.

Confira também: