Paróquias de Luanda e Uíge, na Angola, irão receber entre os dias 13 e 24 de outubro a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima pela primeira vez desde a independência do país, em 1975.

A informação foi confirmada por meio de uma nota enviada pelo servita António Mucharreira à agência Ecclesia do episcopado português.

Com toda expectativa, esta peregrinação está sendo preparada há três anos e terá início na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, na capital angolana.

De acordo com Mucharreira, este grande evento “está deixando as comunidades por onde vai passarem delírio”, uma vez que há cerca de 70 anos a imagem peregrina da Virgem de Fátima não visita o país.

Ele recordou a visita da imagem ao continente africano em 1948, citando relato de Padre Luciano Cristino, diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima entre 1976 e 2013.

Naquele ano, a imagem saiu do porto de Lisboa, passou pelo Funchal, de onde seguiu para São Tomé e Príncipe e Angola. Em seguida, visitou Moçambique e África do Sul, de onde seguiu por terra até o Cairo, passando por Rodésia do Sul, Transvaal, Rodésia do Norte, Eritreia, Zanzibar, Tanzânia, Uganda, Etiópia, Eritreia e Líbia.

Por fim, Mucharreia lembrou à agência Ecclesia que há cerca de 40 anos aterrou na Angola “com uma arma de guerra nas mãos” e agora vai ser uma “emoção extrema voltar com outra arma, desta vez, de paz, amor e de oração”.

Confira também: