Em sua homilia dominical, o Arcebispo de Lima, Cardeal Juan Luis Cipriani, cumprimentou afetuosamente os pais de família, já que se celebrou ontem o Dia dos Pais neste país, e os exortou a falar "mais alto a verdade".

O Cardeal assinalou que "a cultura da verdade é para valentes e a de mentira para os covardes". Recordou deste modo que, ao celebrar o dia dos Pais, é importante ter um propósito: "homem e mulher para toda a vida", ao referir-se ao matrimônio. Acrescentou, citando João Paulo II, que "quem não se decide a querer para sempre não é capaz de amar um só dia".

O Cardeal Cipriani questionou que na sociedade atual os rumores se propaguem por uns para procurar sua aceitação entre outros. Do mesmo modo, exortou a não ter medo às calúnias e falações. "Nada há oculto que não vá ser descoberto. Chegará um dia em que venha em conhecimento de todos quem é cada um, suas verdadeiras intenções e a disposição exata que tem".

Acrescentou que "quando diz uma crítica verdadeira, com razão, a outros, está faltando à nobreza de dizer ao interessado. Buca-o primeiro".

"Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Cristo manda que se fale com claridade abertamente. Cabe a nós continuar manifestando sem ambigüidades a doutrina de Cristo, sem nos deixar levar por falsas prudências humanas ou por medo das conseqüências", animou.

O Arcebispo de Lima finalizou desejando um feliz Dia dos Pais aos presentes e insistiu que ensinem a seus filhos o "quão importante é a fé em Deus, ensinando-lhes que a vida eterna é mais importante do que a vida terrena".