O centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima será marcado pelo lançamento de uma moeda comemorativa pelo Gabinete Filatélico e Numinástico do Vaticano, no dia 5 de outubro.

A moeda apresenta a Basílica de Nossa Senhora de Fátima, diante da qual estão os três pastorinhos, a Ir. Lúcia e os santos Jacinta e Francisco Marto, canonizados pelo Papa Francisco no dia 13 de maio, em Fátima.

Em nota, o Gabinete Filatélico e Numinástico do Vaticano recorda que em 13 de maio de 1917, “enquanto brincavam” na Cova da Iria, onde tinham levado suas ovelhas para pastar, as três crianças “viram aparecer uma ‘bela Senhora que emanava uma luz fulgurante’, que se apresentou como a Virgem do Rosário”.

Depois desta aparição, seguiram-se outras, sempre no dia 13 de cada mês, até outubro daquele mesmo ano. Nessas ocasiões, a Virgem revelou “uma série de acontecimentos históricos que iriam acontecer nos anos seguintes”.

“Em 1930, a Igreja Católica reconheceu o caráter sobrenatural das aparições, autorizando o seu culto, e em Fátima foi edificado um santuário que o Papa Francisco visitou a 12 e 13 de maio de 2017”, conclui a nota.

A moeda foi esculpida por Orienta Rossi e gravada por Silvia Petrassi, pesa 8,50g e tem 25,75mm de diâmetro.

O valor nominal da moeda será de 2 euros e ela estará contida em um estojo de 37 euros. A tiragem prevista é de 10 mil exemplares.

Confira também: