O Papa Francisco conversou com membros da Fundação da Pontifícia Guarda Suíça, que trabalham pelo apoio econômico, material e técnico deste organismo de segurança do Vaticano, os quais foram recebidos em uma audiência na Sala do Consistório por ocasião da inauguração oficial da nova sede da Central Operativa.

“Ao desempenhar suas atividades, vocês manifestam o espírito comunitário e solidário, típico da presença dos católicos na sociedade”, destacou o Santo Padre. “Esse comportamento afunda suas raízes no chamado evangélico do amor ao próximo e ajuda a superar as diferenças e as tensões sociais entre os vários grupos”.

Francisco sublinhou que “através dessa obra, vocês testemunham concretamente os ideais do Evangelho e são exemplo de fraternidade e partilha no tecido social suíço”.

Em seu discurso, o Pontífice falou sobre o amor ao próximo que está na origem da função e dos objetivos da Fundação: “O amor ao próximo corresponde ao mandato e ao exemplo de Cristo se estiver arraigado no verdadeiro amor a Deus. É possível para o cristão, através de sua dedicação, fazer os outros experimentar a ternura providente do Pai celestial”.

“Para doar amor aos irmãos, é necessário retirá-lo da fornalha da caridade divina, através da oração, da escuta da Palavra de Deus e do nutrimento da santa Eucaristia”, indicou.

Finalmente, agradeceu aos membros da Pontifícia Fundação da Guarda Suíça por “tudo o que fazem em favor de tantos jovens suíços que decidem dedicar alguns anos da sua vida ao serviço da Igreja e da Santa Sé”.

Confira também: