O Papa Francisco celebrou no domingo, 24 de setembro, o Padroeiro da Gendarmaria Vaticana, São Miguel – cuja festa se celebra liturgicamente em 29 de setembro – com uma Missa na qual afirmou que “seria muito triste que o Senhor passasse diante de nós e não nós soubéssemos”.

Na Missa celebrada para os Gendarmes do Vaticano e suas famílias, na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes dos Jardins do Vaticano, o Pontífice disse que “somos todos pecadores e todos nós precisamos de um encontro com o Senhor, de um encontro que nos fortaleça para seguir em frente, para simplesmente ser melhores”.

O Papa comentou diante dos gendarmes, que há mais de 200 anos são responsáveis pela segurança do Papa e do Estado do Vaticano, que na primeira leitura do dia o profeta Isaías “nos exorta a procurar o Senhor e mudar de vida, converter-se. Indica o caminho para a nossa conversão: buscar o Senhor. Mudar de vida, converter-nos... E isso é verdade, mas Jesus muda a lógica e vai além, com uma lógica que ninguém pode entender: é a lógica do amor de Deus”.

“É verdade, você deve procurar o Senhor e fazer tudo o que for preciso para encontrá-lo, mas o mais importante é que Ele esteja procurando por você. Ele está te procurando. Mais importante do que procurar o Senhor é perceber que Ele está me procurando”.

Em sua homilia, Francisco destacou que “Deus não se cansa de sair para nos procurar, fazer-nos ver que ele nos ama”. Assinalou que “essa é a sua lógica de conversão. Ele sai de si mesmo para nos buscar e fez isso a tal ponto que enviou seu Filho para nos buscar. Nosso Deus sempre tem seu olhar sobre de nós”.

Também falou sobre o ensinamento na parábola evangélica do filho pródigo: “Pensemos no pai do filho pródigo. O Evangelho diz que o pai o viu de longe. Mas por que ele o viu? Porque todos os dias, e talvez várias vezes ao dia subia ao terraço para ver se o filho estava vindo, se o filho voltava”.

“Este é o coração do nosso Deus: sempre nos espera. E quando alguém diz: ‘Encontrei Deus’, está errado. Ele te encontrou e te levou com ele. Foi ele quem deu o primeiro passo. Ele nunca se cansa de sair. E respeita a liberdade de cada homem, mas permanece lá, Ele está sempre à porta, esperando que eu a abra um pouquinho para entrar”.

O Santo Padre concluiu a sua homilia sublinhando que “isto é algo grande do Senhor: ele é humilde. Nosso Deus é humilde. Ele se humilha esperando por nós. Ele sempre está esperando por nós”.

Confira também: