Um novo ataque contra lugares de culto foi registrado na madrugada da quarta-feira, 20 de setembro, quando desconhecidos queimaram duas igrejas católicas e uma evangélica na Região de La Araucanía, no sul do Chile.

As duas igrejas católicas do bairro de Victoria e o templo evangélico de Ercilla foram atacados de maneira simultânea e os responsáveis ??deixaram folhetos referentes à causa mapuche.

Os dois templos católicos foram completamente incendiados, enquanto o templo evangélico sofreu graves danos causados pelo fogo.

A polícia está trabalhando para investigar o possível vínculo desses fatos com os protestos desencadeados em favor da libertação de quatro cidadãos mapuches presos pelo incêndio do templo evangélico de Padre Las Casas, em 9 de junho de 2016.

Caso seja confirmado este vínculo, esses acontecimentos se uniriam ao ataque ocorrido em 7 de setembro, quando uma multidão de manifestantes atacou a Catedral de Temuco causando danos materiais e agrediram o sacristão do templo.

Há 106 dias, os membros da comunidade mapuche estão em greve de fome, enquanto são mantidos em prisão preventiva no Centro Penitenciário de Temuco, para exigir que não sejam processados ??sob a lei antiterrorista.

Segundo indicaram as autoridades, os cartazes que foram deixados no local faziam referência à liberdade desses membros da comunidade e ao julgamento que se desenvolve a fim de esclarecer a autoria do incêndio intencional que causou a morte do casal de empresários Werner Luchsinger e Vivianne Mackay, em janeiro de 2013.

Confira também: