Assim como o apóstolo Mateus se reconhece pecador quando Jesus diz “segue-me” e isso o leva a tornar-se seu discípulo, “nós também devemos nos reconhecer pecadores, porque a  porta para encontrar Jesus é reconhecer-nos pecadores”.

Isto foi assinalado pelo Papa Francisco na homilia da Missa celebrada na manhã de hoje na Casa Santa Marta, no Vaticano. “O amor de Jesus pode entrar no coração daquele homem porque se reconheceu pecador, sabia que as pessoas o desprezavam, e foi essa consciência de pecador que abriu a porta para a misericórdia de Jesus”.

“É a primeira condição para ser salvo: sentir-se em perigo”, afirmou o Papa. “A primeira condição para ser curado: sentir-se doente. E sentir-se pecador é a primeira condição para receber este olhar de misericórdia”.

O Papa convidou: “Pensemos no olhar de Jesus, tão bonito, tão bom, tão misericordioso. E também nós, quando rezamos, sentimos este olhar sobre nós; é o olhar de amor, o olhar da misericórdia, o olhar que nos salva. Não ter medo”.

E o que Mateus sentiu depois de ouvir o chamado de Jesus foi alegria, explicou Francisco, e a segunda etapa é justamente “a festa”. Mateus convidou todos os amigos, aqueles do mesmo sindicato, pecadores e publicanos, para que conhecessem Jesus e o Senhor respondia às perguntas que lhe faziam. “Trata-se da festa do encontro com o Pai, a festa da misericórdia”.

Em seguida, o Papa assinalou um terceiro momento: “o escândalo”. Os fariseus vendo que publicanos e pecadores sentaram-se à mesa com Jesus, perguntavam aos seus discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?”. O Pontífice observou que “um escândalo sempre começa com esta frase: ‘Por quê?’. Quando vocês ouvirem esta frase, afastem-se, pois em seguida vem o escândalo”.

O Papa explicou que os fariseus conheciam muito bem a Doutrina, sabiam como seguir “pelo caminho do Reino de Deus”, conheciam “melhor do que ninguém como se devia fazer”, mas “tinham esquecido o primeiro mandamento do amor e, portanto, fechados em si mesmos, acreditavam que a salvação viesse deles próprios. Não! Deus nos salva, nos salva Jesus Cristo”.

Por isso, o Papa concluiu a sua homilia, convidando a reconhecer-se pecador, pecador de pecados concretos: “Deixemo-nos olhar por Jesus com aquele olhar misericordioso cheio de amor”.

Evangelho comentado pelo Papa Francisco:

Mateus 9, 9-13

Naquele tempo, 9Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus.

10Enquanto Jesus estava à mesa, na casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. 11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?”

12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. 13Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.

Confira também: