O Arcebispo de Barcelona, Dom Luis Martínez Sistach, assinalou durante uma exposição a necessidade de que mais leigos sejam propostos para a beatificação e canonização, a fim de mostrar ao mundo mais exemplos de santidade na vida ordinária.

Durante as jornadas sobre Processos de Beatificação e Canonização organizadas pela Conferência Episcopal Espanhola, o Prelado reconheceu que “as causas de canonização de fiéis leigos” são reduzidas, talvez pelo fato de que “não haja uma instituição ou grupo eclesiástico” que promova a andamento da causa.

O Arcebispo teve a seu cargo a conferência “A santidade, vocação para os leigos”. Nela recordou a importância dada pelo João Paulo II aos testemunhos de santidade surgidos da vida ordinária e seu pedido às Igrejas locais para que reconheçam entre seus membros, “aqueles que ofereceram o testemunho de uma vida Santa e que podem ser exemplo para outros”.

Por outro lado, o Prelado exortou aos leigos a tomar uma maior consciencia de sua responsabilidade “dentro das realidades temporais para semear nelas os valores do evangelho”. Indicou que esta “é uma tarefa necessária e urgente para realizar o plano criador e salvador de Deus”.