Uma semana após iniciar suas atividades como secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, no Vaticano, Padre Alexandre Awi Mello lançou um convite aos brasileiros para que participem do XI Encontro Mundial das Famílias, que acontecerá em 2018, na Irlanda.

O sacerdote brasileiro, membro do Movimento de Schoenstatt, foi nomeado pelo Papa Francisco secretário deste dicastério em maio deste ano. Na última semana, enviou uma mensagem aos participantes do XV Congresso Nacional da Pastoral Familiar, que aconteceu de 8 a 10 de setembro, na Arquidiocese de Cuiabá (MT).

Em sua mensagem o secretário do Dicastério aproveitou “para fazer um convite entusiasta a que participem do XI Encontro Mundial das Famílias a realizar-se em Dublin, Irlanda, de 22 a 26 de agosto de 2018”.

“Sou consciente do grande esforço econômico que isso pode significar, mas confio em Deus que, contando com o apoio das suas comunidades eclesiais, seja possível enviar uma significativa delegação do nosso querido Brasil”, expressou o sacerdote, ressaltando que o serviço desta pastoral no Brasil tem muito que aprender, mas também a ensinar às demais Igrejas Particulares.

Com relação ao Congresso Nacional, Pe. Mello fez referência ao tema do evento, “Família, uma luz para a vida em sociedade”. Segundo ele, “a família é hoje, sem dúvida, uma luz para a vida em sociedade e um dos campos privilegiados e urgentes da missão da Igreja”.

“Amoris Laetitia nos oferece algumas pistas para a nossa ação. Indica como prioritária uma pastoral pré-matrimonial e matrimonial do vínculo, onde se entreguem elementos para ajudar tanto a amadurecer o amor como a superar os momentos de crise”, indicou.

De acordo com o secretário, “o Papa recorda que não se deve renunciar a propor o ideal pleno do matrimônio”, esforçando-se na consolidação dos casais e na prevenção das rupturas, bem como atendendo com misericórdia “aquelas situações nas quais esse ideal não pôde (ou não pode mais) ser realizado plenamente”.

Nesse sentido, disse alegrar-se ao ver que o Congresso abordou “temas de temas de pastoral pré-matrimonial, pós-matrimonial”, além de “casos especiais”. “Temas como os idosos, a adoção, a dimensão missionária da família, e a parceria entre a Pastoral Familiar e os Tribunais Eclesiásticos são de grande interesse também deste dicastério”, assegurou.

O sacerdote ainda expressou os votos de que os agentes da Pastoral Familiar no Brasil “continuem firmes e não desanimem ao propor a beleza do projeto de Deus para a família nem ao enfrentar com coragem os seus grandes desafios”.

Confira também: