O Pontifício Conselho para os Leigos, por desejo do Papa Bento XVI, convidou aos representantes dos principais movimentos eclesiais a preparar o caminho para um encontro durante a próxima solenidade de Pentecostes.

O dicastério dirigiu uma carta aos representantes destas comunidades e movimentos, segundo a qual o Pontífice estuda a possibilidade de reeditar o encontro que em 1998 celebrou seu antecessor, celebrando em torno da mesma festa um congresso mundial de movimentos eclesiais.

Os preparativos estariam a cargo do Pontifício Conselho para os Leigos e além do Congresso de reflexão, poderia incluir um encontro multitudinário na Praça de São Pedro, como o que presidiu João Paulo II.

Os diversos movimentos eclesiais contam conjuntamente com milhões de membros no mundo todo. O Pontifício Conselho para os Leigos reconheceu até hoje 123 movimentos. Entre os mais conhecidos figuram: Renovação Carismática, Comunhão e Liberação, Schöenstatt, Movimento de Vida Cristã, Focolares, Comunidade São Egidio, Regnum Christi, entre outros.