A Sala de Imprensa do Vaticano informou hoje o falecimento aos 79 anos do Cardeal Carlo Caffarra, Arcebispo Emérito de Bolonha, na Itália, e um dos quatro signatários das dubbia sobre Amoris Laetitia.

O Cardeal Caffarra é o segundo Purpurado signatário das dubbia que faleceu. O primeiro foi o Cardeal Joachim Meisner, que morreu em 5 de julho.

Os outros dois cardeais que assinaram o documento pedindo ao Papa Francisco para esclarecer algumas questões sobre a comunhão aos divorciados em uma nova união, de acordo com a exortação apostólica Amoris Laetitia, são o norte-americanos Raymond Burke e o alemão Walter Brandmuller.

Carlo Caffarra nasceu no dia 1º de junho de 1938 em Samboseto di Busseto, Diocese de Fidenza, Itália. Foi ordenado sacerdote em 2 de julho de 1961.

Dedicou-se especialmente a aprofundar a doutrina moral do matrimônio e a enfrentar a temática da bioética em torno da procriação humana. Ensinou ética médica durante alguns anos na Faculdade de Medicina e Cirurgia da Universidade Católica do Sagrado Coração, em Roma.

Foi membro da Comissão Teológica Internacional e Consultor da Congregação para a Doutrina da Fé; e presidente do Instituto Pontifício João Paulo II para o Estudo do Matrimônio e da Família.

Foi nomeado Arcebispo de Ferrara-Comacchio em 8 de setembro de 1995, recebendo a ordenação episcopal em 21 de outubro de 1995. Foi transferido à sede metropolitana de Bolonha em 16 de dezembro de 2003.

O Papa Bento XVI o criou Cardeal no Consistório de 24 de março de 2006. Na Cúria do Vaticano, serviu na Congregação para a Evangelização dos Povos, no Pontifício Conselho para a Família e no Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica.

Confira também: