O avião que leva o Papa Francisco à Colômbia teve que mudar seu plano de voo para evitar os perigos do furacão Irma, que está afetando a região do Caribe.

O Papa Francisco começou sua viagem apostólica à Colômbia e está no avião da companhia aérea italiana Alitalia, que o levará até Bogotá, onde aterrissará às 16h30 (horário local).

O avião decolou do aeroporto romano de Fiumucino às 11h10 (horário local) e, devido ao furacão Irma mudou sua rota de voo e sobrevoará as ilhas de Trinidad e Tobago, Granada e Barbados, para evitar a trajetória do furacão.

Preveem que o furacão alcance nesta quarta-feira, 6 de setembro, a costa de Porto Rico e se dirija para a República Dominicana, Haiti, Cuba e siga avançando para a costa da Flórida, com ventos de cerca de 300 quilômetros por hora.

Após abandonar o território italiano, o Papa enviou ao presidente da República Italiana um telegrama de saudação: “No momento em que deixo a Itália para me dirigir à Colômbia para apoiar a missão da Igreja local e levar uma mensagem de esperança, é-me agradável dirigir-lhe, senhor presidente, minha saudação deferente que acompanho com um fervoroso desejo de bem-estar espiritual, civil e social da querida nação italiana, á qual envio a bênção apostólica”.

Depois da chegada do Papa à Colômbia, não é prevista nenhuma atividade, considerando o longo voo de mais de 10 horas de duração entre Roma e Bogotá.

As atividades do programa da visita do Papa em Bogotá começarão na quinta-feira, 7 de setembro, com o encontro com as autoridades civis e a audiência privada que terá com o presidente Juan Manuel Santos.

Além de Bogotá, o Santo Padre irá às cidades de Villavicencio, Medellín e Cartagena, de onde retornará para Roma no domingo, 10 de setembro.

Confira também: