Em uma videomensagem divulgada na segunda-feira, 4 de setembro, dois dias antes da sua chegada à Colômbia, o Papa Francisco se dirigiu a todos os colombianos dizendo que ele irá ao país sul-americano como “um peregrino de esperança e paz”.

“Irei como peregrino de esperança e de paz para celebrar convosco a fé no nosso Senhor e também para aprender com a vossa caridade e perseverança na busca da paz e da harmonia”, assinalou a mensagem.

Depois de agradecer ao presidente da República e aos bispos colombianos pelo convite a visitar o país, Francisco refletiu sobre o lema da viagem: “Demos o primeiro passo”.

Este lema “nos recorda que sempre precisamos dar um primeiro passo em qualquer atividade e projeto. Também nos impulsiona a sermos os primeiros a amar, criar pontes, criar fraternidade. Dar o primeiro passo nos encoraja a ir encontro do outro, estender a mão e trocar o sinal da paz”.

Do mesmo modo, o Pontífice enfatizou o desejo de paz do povo colombiano: “A paz é o que a Colômbia busca e para a qual trabalha há muito tempo. Uma paz estável, duradoura, para que possamos nos ver e nos tratar como irmãos, não como inimigos”.

“A paz nos recorda que todos somos todos filhos do mesmo Pai que nos ama e nos consola”, sublinhou.

O Pontífice disse que se sente “honrado de visitar aquela terra rica em história, cultura, fé, homens e mulheres que trabalharam com determinação e perseverança para torná-la um local em que reine a harmonia e a fraternidade, em que o Evangelho é conhecido e amado, onde dizer irmão e irmã não seja algo estranho, mas um verdadeiro tesouro para proteger e defender”.

“O mundo de hoje precisa de conselheiros de paz e de diálogo”, destacou. “Também a Igreja é chamada a esta tarefa, de promover a reconciliação com o Senhor e com os irmãos, mas também a reconciliação com o meio ambiente, que é uma criação de Deus e que estamos a explorar de modo selvagem”.

Finalmente, o Santo Padre expressou: “Que esta visita seja um abraço fraterno a cada um de vocês e em que sentimos o conforto e a ternura do Senhor”.

“Queridos irmãos e irmãs colombianos, desejo viver estes dias com vocês com espírito de alegria e gratidão ao Senhor. Eu vos abraço com carinho e peço ao Senhor que vos abençoe, que proteja o país e lhe conceda a paz. E peço à Nossa Mãe, a Virgem Santa, que cuide de vós. Não vos esqueçais de rezar por mim. Obrigado e até logo”, concluiu.

Confira também: