Os ex-alunos de teologia do Papa emérito Bento XVI se reúnem em Roma de 1º a 3 de setembro em um encontro anual.

O “Ratzinger Schülerkreis” é um grupo de alunos que estudaram sob a orientação de Bento XVI, que se reúne uma vez por ano desde 1978. Seu simpósio que começa hoje é intitulado “Sobre a perseguição dos cristãos e o martírio”.

Pe. Stephan Horn, coordenador de “Ratzinger Schülerkreis” e ex-professor adjunto de Joseph Ratzinger em Regensburg, disse à CNA – agência em inglês do Grupo ACI – que o tema “reuniu o consenso da maioria dos membros do grupo e Bento XVI o aceitou e imediatamente sugeriu aos apresentadores do simpósio”.

Os dois apresentadores são Mons. Helmut Moll e o Bispo de Linz (Áustria), Dom Manfred Scheuer. Ambos estudaram o martírio dos cristãos com um foco especial nos mártires do século XX.

Mons. Moll, além de ser membro do ‘Ratzinger Schülerkreis’, é curador do Martyrologium alemão, um livro publicado pela Conferência Episcopal Alemã dedicado aos mártires do século XX.

Dom Scheuer é o postulador da causa da beatificação de Franz Jägerstätter, um católico austríaco que se recusou a colaborar com os nazistas e foi condenado à morte e decapitado em 9 de agosto de 1943.

O encontro se centrará no significado do martírio no século XX, um tema especialmente importante para o Papa Francisco, que sublinhou ao longo do seu pontificado que “há mais mártires agora do que nos primeiros anos do cristianismo”.

Pe. Horn assinalou que uma das razões do martírio dos cristãos é o aumento da secularização, algo que o Papa Bento XVI observou alguns anos depois do Concílio Vaticano II.

“Segundo o Papa Emérito, o sofrimento da Igreja vem dessa secularização”, explicou o Pe. Horn.

Mas a secularização pode ser superada “com um testemunho renovado de fé, pois quando os cristãos estão mais unidos ou trabalham juntos pela unidade, a secularização pode ser derrotada”.

Em seguida, disse que para Bento XVI a “unidade” é crucial, porque “o martírio não afeta só os católicos, mas todos os grupos cristãos”.

Além dos dois apresentadores escolhidos para o simpósio, o Bispo copto de Assiut (Egito), Anba Kyrillos William Samaan, apresentará o seu testemunho a respeito da experiência do martírio no Oriente Médio.

Pe. Horn assinalou que o Papa Emérito não participará do simpósio em tempo integral, mas receberá uma pequena delegação de participantes.

Bento XVI não participa plenamente deste encontro desde antes da sua renúncia em 2013.

Os encontros começaram a ser realizados em 1978, quando Joseph Ratzinger foi nomeado Arcebispo de Munique e aceitou o pedido dos seus alunos de reunir-se com ele uma vez por ano, a fim de discutir acerca de temas específicos.

Os encontros “Schülerkreis” continuaram acontecendo mesmo depois que o Cardeal Ratzinger foi nomeado Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e se mudou para Roma em 1981. Em 2005, ao ser eleito Papa, continuou com essa tradição.

Confira também: