O Papa Francisco anunciou que, no dia 1º de setembro, por ocasião do Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, publicará uma mensagem ecumênica assinada pelo Santo Padre e pelo Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu, na qual convidará a desenvolver um comportamento respeitoso com o meio ambiente.

Depois de pronunciar a sua Audiência Geral na última quarta-feira, na Praça de São Pedro, Francisco recordou a celebração deste Dia e adiantou uma parte do conteúdo desta mensagem.

Através dela, “convidamos todos a assumir uma atitude respeitosa e responsável com a criação. Fazemos, além disso, um apelo àqueles que desempenham papéis influentes, para escutar o grito da terra e o grito dos pobres, que são os que mais sofrem pelos desequilíbrios ecológicos”, indicou o Pontífice.

O Papa Francisco estabeleceu o Dia de Oração para o Cuidado da Criação em agosto de 2015 e desde então é celebrado no dia 1º de setembro. Deste modo, o Pontífice queria compartilhar a defesa do meio ambiente junto com a Igreja Ortodoxa, que celebra esse dia desde 1989, e dar-lhe assim um componente ecumênico.

Na carta enviada em 2015 ao Cardeal Turkson, presidente do Pontifício Conselho para a Justiça e a Paz, e ao Cardeal Koch, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, o Santo Padre indicou que a instituição deste Dia pela Igreja Católica é uma iniciativa relacionada à sua Encíclica Laudato Si , sobre o cuidado da casa comum.

“Compartilhando com o querido irmão Bartolomeu, Patriarca Ecumênico, a preocupação pelo futuro da criação e, acolhendo a sugestão do seu representante, o Metropolita Ioannis de Pérgamo, que interveio durante a apresentação da Encíclica Laudato Si, sobre o cuidado da casa comum, desejo comunicar-lhes que decidi instituir também na Igreja Católica o ‘Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação’, que, a partir deste ano, viria a ser celebrado no dia 1º de setembro, como acontece há tempo na Igreja Ortodoxa”, assinalou na carta.

Confira também: