Um novo boato sobre o Papa Francisco circula nas redes sociais, atribuindo-lhe a mensagem falsa que “o primeiro a esquecer é o mais feliz”.

O texto tem sua origem na conta de Twitter PontifexFrases, que usa a imagem do Papa, mas publica mensagens que o Santo Padre nunca pronunciou.

“O primeiro a pedir desculpas é o mais corajoso. O primeiro em perdoar é o mais forte. O primeiro a esquecer é o mais feliz”, está escrito em uma publicação de PontifexFrases realizada em 28 de julho de 2013.

Em dezembro de 2015, o Vaticano pediu aos fiéis para terem cuidado com algumas “palavras doces” que pode ser encontradas na internet, falsamente atribuídas ao Papa.

“Estes tipos de textos que circulam pela internet atribuídos ao Papa Francisco geralmente não mencionam a data e a ocasião na qual pronunciou essas palavras. Porque desta maneira, seria fácil para qualquer pessoa procurar na página oficial da Santa Sé e comprovar se realmente eram palavras do Papa”, explicou News.va em uma publicação no Facebook.

Nesta ocasião, o serviço de informações do Vaticano pediu aos fiéis que “procurem as fontes do Vaticano” para comprovar a veracidade das frases atribuídas ao Santo Padre.

Os sites oficiais nos quais se pode verificar a veracidade das mensagens atribuídas ao Papa Francisco incluem a conta de Twitter do Papa Francisco @Pontifex_pt, o site do Vaticano, a Sala de Imprensa da Santa Sé, a página do Facebook de News.va, o jornal do Vaticano L’Osservatore Romano, a Rádio Vaticano, o Centro Televisivo Vaticano (CTV) e o aplicativo para celulares e tablets ‘The Pope App’, administrado por News.va.

Confira também: