O Bispo de Porto Iguazú, Dom. Joaquín Piña, destacou a ação, em diversos campos da sociedade, de laicos comprometidos, porque são o fermento de um mundo bastante descristianizado. Adicionou que são requeridos com urgência leigos não só ao interior da Igreja, mas também sobre tudo encarando o mundo.

Depois de culminar a assembléia diocesana, o Prelado assinalou que é importante que os leigos atuem também nos diferentes âmbitos da sociedade. “A ver se terminarmos com este mito, de que não terá que ingressar na política, porque a política é má ou corrupta. Com este critério, se os bons se retirarem deste campo, os maus se fazem cargo”, indicou.

Dom Piña ressaltou o trabalho das Escolas de Cidadania e de formação política na formação de leigos mais comprometidos com a realidade do país. "Eu espero que isto seja um dos frutos da nossa assembléia e que fique claro que esta é a Igreja que queremos. Uma Igreja comprometida com a realidade, para fazer presente a Jesus no meio do nosso mundo", anotou.

O Bispo de Iguazú recordou também que o ataque sistemático contra a família através de leis antinaturais e os meios de comunicação é parte do vírus que o invade tudo e que o Papa Bento XVI define muito bem como relativismo.