O presidente da Rússia, Vladimir Putin, recebeu na quarta-feira o Cardeal Pietro Parolin na residência de Sochi.

De acordo com uma nota da Sala de Imprensa do Vaticano, o encontro durou cerca de uma hora e aconteceu em um “clima positivo, cordial, de respeito e escuta recíproca”.

O diálogo, indica o texto, foi uma “troca de visões sobre várias temáticas, internacionais e relativas às relações bilaterais”.

Segundo assinala a agência Efe, Putin disse ao Cardeal: “Fiquei sabendo do seu encontro com o patriarca Kirill. Saudamos esse diálogo direto que começou entre a Santa Sé e a Igreja Ortodoxa Russa”.

O presidente destacou que os valores defendidos pela Santa Sé e pela Igreja Ortodoxa Russa são a base das relações entre ambas as confissões; assim como entre a Rússia e o Vaticano.

Por sua parte, o Purpurado transmitiu ao presidente “as saudações muito cordiais” do Papa e disse que Francisco “recorda muito bem” as reuniões que tiveram.

No final do encontro, de acordo com a nota do Vaticano, o Cardeal Parolin deu de presente ao presidente Putin uma representação em bronze de um ramo de oliveira, símbolo da paz. O presidente russo ofereceu de presente uma série de moedas da coleção dedicadas às olimpíadas de Sochi de 2014.

Depois do encontro, o Cardeal Parolin voltou para Moscou, onde celebrou uma Missa privada na Nunciatura Apostólica na quarta-feira, 24 de agosto, para retornar em seguida para Roma.

Antes do encontro com o presidente russo, o Purpurado se reuniu com o Patriarca ortodoxo russo Kirill, com quem dialogou a respeito das relações entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa, à qual pertence a maioria dos habitantes da Rússia.

Confira também: