O Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Cardeal Paul Poupard, exortou os participantes do II Encontro de Responsáveis por Centros Culturais Católicos, a criar propostas racionais e à luz da fé que respondam às interrogantes que o mundo da cultura apresenta ao homem de hoje.

"O terreno da cultura é decisivo, daí a necessidade de reforçar a capacidade para elaborar racionalmente e na luz da fé, propostas frente aos múltiplos interrogativos que se apresentam aos variados âmbitos do saber e das grandes decisões da vida", afirmou.

O Cardeal explicou que o homem de hoje necessita que lhe mostre a beleza de ser discípulo de Cristo. Também pediu fortalecer a pastoral universitária para "cultivar da fé cristã uma sã e critica racionalidade", que suscite líderes dispostos a evangelizar a vida política, econômica e artística das nações, assim como a investigação científica e o progresso tecnológico.

Do mesmo modo, o Cardeal chamou a privilegiar "o fortalecimento de uma iniciação cristã dos já batizados, especialmente entre os jovens". Indicou que para isso se pode "aproveitar a exuberante devoção popular" existente na América Latina.

"A devoção popular é uma ação decisiva para a Pastoral da Cultura", assinalou. Acrescentou que "a forma espontânea, singela e afetiva" destas festas reavivarão a memória de Deus que é de uma vez "avivar a chamada à beleza da santidade".

Finalmente, afirmou que "a beleza redentora de Cristo salvará ao mundo". Indicou que se o conhecermos não só por palavras mas também "alcançados pela seta de sua paradoxal beleza", teremos "encontrado a beleza da verdade, da verdade redentora".