O Arcebispo de Bogotá, Cardeal Rubén Salazar, anunciou que o Papa Francisco irá venerar a imagem original da Virgem de Chiquinquirá, Padroeira do país, quando visitar a catedral de Bogotá, para onde será transladada vinda de seu santuário, por ocasião da visita do Pontífice.

“O Santo Padre, na quinta-feira, 7 de setembro, dia em que estará em Bogotá, vai ter um ato especial. Ele vai entrar na catedral para venerar o quadro, vai dirigir a oração das ladainhas à Virgem Maria e, em seguida, vai dar uma bênção a todas as pessoas que estarão presentes na catedral. Vai ser como um ato mariano, pequeno, curto, mas muito significativo e explícito quanto ao seu significado”, informou o Purpurado durante uma coletiva de imprensa no dia 15 de agosto.

O Arcebispo recordou que durante sua visita ao país, São João Paulo II foi venerar a imagem mariana em seu santuário de Chiquinquirá, entretanto, “era impossível pensar que o Santo Padre Francisco fosse a Chiquinquirá por muitos motivos”.

Por isso, dedicou-se a transladar a imagem mariana à capital do país, onde o Pontífice estará nos dias 6 e 7 de setembro.

O Cardeal indicou que o quadro será levado de helicóptero com todas as medidas de segurança e será entronizado na catedral no sábado,2 de setembro, com uma Missa às 10h, presidida pelo Arcebispo e “com a presença de muitos sacerdotes; para iniciar esse tempo especial de oração à Virgem Maria para que interceda pelo país e que faça que a visita do Santo Padre seja muito frutuosa para nós”.

Por sua parte, o Bispo Auxiliar de Bogotá, Dom Pedro Salamanca, recordou que a Arquidiocese fez quatro programas de preparação para a visita do Pontífice a fim de que esta “não seja um evento fugaz, mas que deixe marcas na vida da cidade, do país e da Igreja”.

Dentro destes programas está a realização de uma novena à Virgem de Chiquinquirá, que começará no dia 24 de agosto e terminará no dia 2 de setembro, dia em que a imagem original será entronizada na Catedral de Bogotá.

“Nove dias antes as famílias vão se reunir para meditar e rezar, para meditar sobre o riquíssimo ensinamento do Papa Francisco sobre a família. Sabemos que essa tem sido uma de suas principais preocupações como Pontífice”, indicou Dom Salamanca e também convidou a rezar “pelos frutos da visita”.

O Bispo Auxiliar também informou que em Bogotá haverá duas vigílias de oração. A primeira será no dia 2 de setembro, “em torno da Santíssima Virgem Maria, e a outra em torno de Jesus Eucarístico, na véspera da chegada do Papa a Bogotá”.

Além disso, convidou os fiéis a colocar a bandeira pontifícia nas casas e acender um círio como “sinal de nossa alegria, como sinal também da acolhida cordial”.

O Papa Francisco visitará a Colômbia de 6 a 10 de setembro e viajará às cidades de Bogotá, Villavicencio, Medellín e Cartagena.

Confira também: