Na Missa do funeral do seminarista Juan Carlos Huizar Pinedo, da Arquidiocese mexicana de Guadalajara, um dos seus companheiros fez um discurso de despedida que emocionou as pessoas que estavam presentes.

Huizar morreu na sexta-feira, 11 de agosto, depois de ser atropelado quando saiu para correr, como costumava fazer durante as férias. Após terem o atropelaram, deixaram-no abandonado na estrada.

Um dos seminaristas amigo de Huizar foi responsável pela despedida de Juan Carlos, “Pons”, como o chamavam seus amigos, que estava no Seminário Diocesano de Guadalajara há 13 anos e estudava o terceiro ano de teologia.

“Estamos impressionados por esta notícia terrível, que parece ser um pesadelo do qual queremos acordar. Gostaríamos que a história terminasse de maneira diferente, entretanto, a realidade é a realidade, por mais que quiséssemos disfarçar”, disse o jovem seminarista.

“Com dor no coração, em nome de Juan Carlos e do nosso grupo, perdoamos a pessoa que privou dramaticamente a vida do nosso irmão. Estaremos pedindo por você nas nossas orações”, continuou.

“Somos homens de fé e, apesar da tristeza que há em nossos olhos, temos a tranquilidade de que ele correu por uma coroa incorruptível e, depois de manter o combate e ter guardado a fé, o Senhor o aceitou de braços abertos e deu-lhe herança eterna”.

Dirigindo-se ao seu amigo falecido, disse: “Juan Carlos, recordou-nos a importância de estar cada vez mais unidos e de aproveitar o nosso tempo com alegria e fazendo o bem”.

“Você treinou desde que era muito pequeno para chegar a meta do céu fazendo o que te correspondia. Agora sabemos que um irmão e amigo já está vivendo de maneira plena o que estudamos nas aulas de teologia”.

Agora, continuou, “nós, com a ajuda de Deus, devemos nos esforçar para viver a unidade, promover a fraternidade e cultivar o nosso zelo apostólico para chegar juntos à santidade”.

“Cristo é quem nos uniu neste seminário e pedimos-lhe que nos ajude a continuar juntos desta nova maneira. Unidos a Jesus, permaneceremos sempre unidos, inclusive além das fronteiras da morte”.

O jovem seminarista agradeceu a Juan Carlos pela sua “amizade e entrega, graças a Deus pela grande aventura da vocação, lembraremos de você com carinho, com grande admiração, embora seja difícil aceitar viver sem você. Na nossa mente e no nosso coração, continuará presente o seu legado”.

Depois de recordar a última publicação de Huizar no Facebook que dizia: “Mesmo que eu falhe, tu não falharás. Deixe-me ir contigo Senhor!”, o ??jovem concluiu: “Adeus irmão, amigo e companheiro, fale bem de nós no céu, sentiremos saudade, obrigado”.

A seguir, o vídeo da Missa, a despedida pode ser vista a partir de 01h01:38.

Confira também: