Com motivo da celebração da festa dos mártires São Ciriaco e Santa Paula, Patronos de Málaga, o Bispo local, Dom Antonio Dorado Soto, afirmou que embora na Espanha atual “não se aplica aos católicos a tortura física”, sim se lhes submete a torturas psicológicas, “que não são menos dolorosas e graves”. Diante disso, animou aos cristãos a não esconder sua fé emo Jesus Cristo por causa do medo.

Em uma carta, o Prelado reconheceu que “é verdade que, em nosso tempo e na atual Espanha, não se aplica aos católicos a tortura física, mas se lhes submete a torturas psicológicas, que não são menos dolorosas nem graves. Nos últimos meses têm se visto exemplos repetidos e dolorosos”.

Depois de denunciar os insultos gratuitos e as meias verdades difundidas nos meios de comunicação, o Bispo indicou que também “se faz brincadeira em programas de televisão ou na vida cotidiana de sinais tão sagrados e tão sérios como a Última Ceia, a Coroa de Espinhos e o sacramento da penitência”.

“Estas atitudes intransigentes estão criando um clima de tensão que pode fazer um grande dano à convivência pacífica, à liberdade de pensamento” e religiosa. “Os católicos têm direito ao respeito devido a nossas crenças e a nossos símbolos, também pelas pessoas que não se consideram crentes. Só exigimos respeito e tolerância!”, adicionou.

Em relação à resposta que devem dar os católicos, Dom Dorado Soto exortou a não deixar-se “provocar e arrastar a atitudes que não sejam evangélicas”. Entretanto, apontou, “tampouco podemos renunciar a confessar nossa fé e dar razão da mesma a quem queira nos escutar. É necessário que não ocultemos, por medo, a fé em Jesus Cristo, nem calemos quando se apresenta a ocasião de dar testemunho dela”. “Mas devemos fazê-lo com razões, sem que nos dominem o rancor e o desalento, e com a confiança colocada no Senhor”, concluiu.