O Arcebispo emérito de Botucatu, em São Paulo,  Brasil, Dom Vicente Marchetti Zioni, irá comemorar o Jubileu de Ouro de sua sagração Episcopal no próximo dia 2 de julho.

A ação de graças terá início com uma Missa, às 15 horas, na Catedral Basílica Menor de Sant’Ana, em Botucatu, região central do Estado de São Paulo. São esperados para a celebração bispos, padres, religiosos e amigos do arcebispo.

Dom Vicente Zioni, de 93 anos, continua em plena atividade: é professor do Curso de Teologia para leigos mantido pela Arquidiocese de Botucatu, é diretor espiritual da Legião de Maria e atua como capelão da Vila dos Meninos Sagrada Família, onde reside em Botucatu.

Dom Zioni nasceu no dia 14 de dezembro de 1911 em São Paulo. Foi ordenado sacerdote no dia 11 de abril de 1936, em Roma, Itália. Bacharel em Teologia e Direito Canônico pela Universidade Gregoriana, foi reitor do antigo Seminário Central do Ipiranga, de São Paulo. Nomeado bispo-auxiliar de São Paulo pelo Papa Pio XII, foi sagrado na Catedral da Sé no dia 29 de junho de 1955.

Professor e formador de dezenas de padres e bispos, dentre os quais o Primaz do Brasil e Arcebispo de Salvador, Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, Dom Zioni é um dos mais antigos prelados da Igreja no Brasil. Foi o primeiro bispo diocesano de Bauru (1964-1968) e o segundo arcebispo metropolitano de Botucatu (1969-1989).