Charlottesville, no estado de Virgina, o Bispo de Lincoln, nos Estados Unidos, Dom James Conley, explicou que o racismo é uma mentira semeada por Satanás.

O Prelado se referiu aos recentes enfrentamentos que ocorreram em Charlottesville, depois do anúncio da retirada da imagem do general Robert E. Lee, que durante a guerra civil dos Estados Unidos no século XIX liderou as forças da Confederação e lutou para que a escravidão dos negros não fosse abolida.

Centenas de “supremacistas” brancos saíram a protestar contra esta decisão com bandeiras da Confederação. Isto fez com que outro grupo de pessoas se manifestasse a favor da remoção da estátua e contra as posições neonazistas.

Os confrontos que ocorreram provocaram, no total, três mortes e aproximadamente 20 feridos.

A respeito desses fatos, o Bispo de Lincoln afirmou que “o racismo, a supremacia branca e o antissemitismo são absolutamente contrários à verdade do Evangelho”.

“O racismo é um mal perigoso: uma mentira semeada por Satanás, que seduz, confunde e aprisiona. O maligno busca nos dividir e afastar do Senhor, plantando e explorando preconceitos, estereótipos e medo”.

No artigo intitulado ‘Nossa resposta a Charlottesville’, Dom Conley lamentou que “o mal do racismo – que é contrário à providência, à justiça e à caridade – continua sendo uma força poderosa no nosso país”.

Infelizmente, continuou o Bispo, os “supremacistas brancos não eram os únicos que cultivavam a violência em Charlottesville”.

“Todos nós devemos estar irritados com o racismo dos supremacistas brancos. Mas o ódio, manifestado na violência anárquica, é a resposta errada à injustiça. O ódio gera ódio; e a violência gera mais violência. Os cristãos sabem que o mal não pode vencer o mal. Só a graça pode conquistá-lo”.

Hoje, continuou o arcebispo, “somos chamados a estar contra o mal do racismo e da violência que gera o ódio; com o Evangelho de Jesus Cristo, com o amor daquele que veio redimir cada coração humano”.

“Jesus Cristo pode libertar os cativos pelo racismo, e Jesus Cristo pode curar as suas vítimas. O nosso trabalho é proclamar a verdade, a misericórdia e a liberdade da vida em Jesus Cristo; mas não podemos ser ingênuos sobre o quanto esta tarefa é difícil”.

Segundo Dom Conley, “deve ser absolutamente claro que sem uma renovação espiritual massiva no nosso país, a violência, o ódio e o caos continuarão crescendo”.

“De fato, cada um de nós deve cuidar do coração, para garantir que Satanás não semeie em nós a mentira do racismo ou use o nosso desagrado com o racismo para tornar-nos odiosos, vingativos ou violentos”, advertiu o Prelado.

“A única resposta cristã ao mal que ocorreu em Charlottesville – precisou – é intensificar as nossas orações pela nossa nação e aumentar os nossos esforços para construir uma civilização do amor”.

Finalmente, o Bispo desejou que “o Senhor nos dê a graça de construir uma nação viva em Jesus Cristo, que respeite a dignidade, os direitos e a beleza de cada pessoa, criada à imagem de Deus”.

Confira também: