A Cáritas Chile ativou um plano para socorrer aos atingidos pelo terremoto da segunda-feira passada, que alcançou 7,9 graus na escala Richter, causando 12 mortes e deixou milhares de feridos no norte do país.

Para Cáritas o mais urgente "é a coleta de mantimentos não perecíveis e mantas". Fontes do Bispado de Iquique indicaram que o Administrador Diocesano, Dom. Marcos Ordenes, dirigiu-se ao povo de Tarapacá, lugar do epicentro, para "assistir às pessoas mais afetada".

De acordo a Cáritas Chile, "os maiores danos se produziram nos setores rurais do interior de Iquique na Primeira Região, onde há casas de tijolo cru".

Do mesmo modo, anunciou-se que neste domingo reunirão as doações na Arquidiocese de Antofagasta durante as Missas.

O Presidente de Cáritas Chile e Bispo de Ancud, Dom. Juan Luis Ysern de Arce, expressou sua "dor pelas conseqüências deste sismo que afeta a toda a população mas especialmente aos pobres".

"Frente a esta dor, nosso amor a Deus o devemos concretizar em ações solidárias de todos", assinalou o Prelado. Segundo o comunicado, Dom. Ysern chamou os chilenos a manter-se unidos na oração, "pedindo que este amor a Deus alcance a todos, especialmente a quem mais está sofrendo, de maneira que possam enfrentar sua realidade com esperança evangélica".

O Departamento Nacional de Emergência (ONEMI), informou que até o momento há mais de seis mil atingidos, dos quais 835 pessoas foram transferidos a abrigos. Das mil e 400 casas afetadas, 544 ficaram completamente destruídas.

Segundo a ONEMI, as localidades mais afetadas pelo terremoto são Huara, Pica, Mamiña, Camarones, Pozo Almonte, Colchane, Tarapacá, Camiña e Alto Asilo. O departamento governamental indicou que já iniciou a reposição dos serviços básicos.