Organizada pelo Arcebispado de Toledo, desde essa quarta-feira até 26 de novembro, a Catedral dessa Arquidiocese será cenário da exposição “Isabel, a Rainha Católica” que reunirá mais de 250 peças que refletem aspectos desconhecidos da personalidade da Rainha.

A exposição se realiza no marco das celebrações pelo V Centenário da morte da Isabel a Católica, a quem o Arcebispado de Toledo define como “grande rainha, grande mulher, dotada de elevadísima moral e grande visão política, a quem tanto deve a Espanha e que tanta repercussão teve no desenvolvimento da história universal e da Igreja”.

O Arcebispo de Toledo e vice-presidente da Conferência Episcopal da Espanha, Dom Antonio Cañizares indicou que “a exposição fica engrandecida pelo marco incomparável da Catedral e a Catedral fica realçada com a mesma exposição”.

“A peça principal desta amostra é a própria Catedral de Toledo. Daí que se tratem como peças da exposição os elementos arquitetônicos do edifício, suas grades e vidraças e seus retablos e sepulcros”, adicionou.

Entre as peças da amostra destacam pinturas do Juan da Borgoña e Juan de Flandes, tapeçarias do século XVI, talhas hispano-flamencas e uma vintena de livros.

Também se expõe armas e moedas do século XV e XVI e  objetos procedentes das igrejas e conventos da diocese de Toledo, como peças têxteis de grande valor realizadas no monastério extremenho de Guadalupe.