Pe. José Miguel Machorro, sacerdote apunhalado depois de celebrar Missa na Catedral Primaz do México em maio maio, foi declarado com morte cerebral ontem à noite no Centro de Terapia Intensiva do Instituto Nacional de Ciências Médicas e Nutrição Salvador Zubirán, na Cidade do México.

O Sistema de Informações da Arquidiocese do México (Siame) confirmou a informação. A morte cerebral foi declarada às 20h15, pela Dra. Elida Roque.

Pe. Machorro, de 55 anos, foi apunhalado no dia 15 de maio na Catedral Primaz do México, por volta das 18h40, após a celebração da Missa. O agressor foi identificado como Juan René Silva Martínez, de 32 anos.

Os relatórios de peritos determinaram que Silva Martinez apresenta um “transtorno psicótico”.

Há alguns dias, uma infecção intestinal colocou em risco a vida do sacerdote, que estava se recuperando, com a metade do corpo paralisado. Ele estava na casa de seu irmão, no estado de Puebla. Depois de receber cuidados médicos no Hospital General de Tehuacán, foi declarado “fora de perigo”.

Entretanto, uma nova complicação por desnutrição e um problema neural fizeram com que ingressasse novamente no Hospital General de Tehuacán e foi transferido em urgência de helicóptero, em 1º de agosto, para o Instituto Nacional de Ciências Médicas e Nutrição Salvador Zubirán.

De acordo com o Siame, após a morte cerebral, “esperam somente que o coração do paciente se canse e deixe de bater”.

Confira também: