"Toda a Igreja está chamada a anunciar o Reino de Deus", afirmou Dom Manuel Hilario de Céspedes, durante a Missa em que tomou posse da diocese de Matanzas, e exortou os fieis a serem sinal da presença do Reino em um mundo secularizado.

Depois de apresentar-se como "servidor e missionário", o Prelado recordou as palavras que os bispos cubanos ofereceram em janeiro do ano 2000: "Impulsionados pela força do Espírito de Jesus, estamos consagrados pessoal e comunitariamente e somos enviados a nosso povo cubano, para contribuir a levar o Reino a sua plenitude".

"Juntos estamos chamados a proclamar que Cristo dá sentido a nossa história –continuam os bispos– (...) embora às vezes sintamos que nos afundamos em águas turbulentas", com a confiança de que o Senhor conduz a história "para sua realização plena".

Em sua homilia, o Bispo de Matanzas pediu aos leigos ser testemunho nos diferentes ambientes da sociedade", em especial a família. Indicou que em um mundo secularizado se necessitam fiéis "que não se cansem de ensinar a fé da Igreja, que é a fonte da que beberam muitos homens e mulheres de bem em nossa Pátria".
Após ressaltar a importância das missões, o Prelado pediu a ajuda dos jovens. "Necessito de sua proximidade, de suas inquietações, de seus nobres ideais", expressou o Bispo. Inclusive dos enganos, "para que a Igreja em Matanza continue dizendo uma palavra de esperança a seus amigas e amigos jovens".

Do mesmo modo, destacou o trabalho das religiosas a favor dos mais necessitados e dos seminaristas com quem se assegura "o futuro do presbitério".