O Pontifício Conselho "Justiça e Paz" cumprimentou o anúncio do G8 de perdoar a dívida externa de 18 países e pediu a estas nações usar esses recursos para promover o desenvolvimento local.

Em um comunicado publicado ontem à tarde, o dicastério recordou que a Igreja pediu por muitos anos "que se reduzisse ou se comutasse completamente a dívida dos países em desenvolvimento com as nações desenvolvidas".

"O G8 deu um passo nessa direção. (...) ‘Justiça e Paz’ felicita o Primeiro-ministro inglês, Tony Blair, por essa iniciativa, às vésperas da Cúpula do G8, assim como aos líderes dos governos que aderiram a ela", indicou.

O dicastério pediu "que o dinheiro que agora está disponível seja utilizado para que a população desses países alcance um desenvolvimento real e sustentável. Para consegui-lo terá que facilitar serviços públicos como água potável, segurança das condições higiênicas, cuidados sanitários básicos e oportunidades educacionais. É responsabilidade dos governos de todas as nações seguir trabalhando para cumprir as promessas dos últimos trinta anos ".

"Este conselho espera –conclui a nota– que a decisão de comutar estes primeiros 40 bilhões de dólares de dívida seja simplesmente o primeiro de muitos passos dos países desenvolvidos para alcançar a solidariedade verdadeira".