Como parte dos preparativos para a visita do Papa Francisco ao Chile, uma comitiva de especialistas da Santa Sé chegou a este país para avaliar os diferentes lugares propostos para as atividades que acontecerão de 15 a 18 de janeiro de 2018 nas cidades de Santiago, Temuco e Iquique.

O trabalho desta comitiva de 6 especialistas será concluído neste dia 25 de julho e seu principal propósito é avaliar a idoneidade e segurança dos lugares propostos para as atividades da visita papal.

“Todos os protagonistas envolvidos na visita do Papa Francisco estão atuando de forma coordenada para determinar os melhores cenários e itinerários para as atividades do Papa”, explicou o Coordenador Nacional da Comissão, Dom Fernando Ramos, segundo ‘El Mercurio’.

“Não obstante, trata-se de uma ação ainda de caráter exploratório, porque os locais vistoriados estão em fase de avaliação e, por isto, ainda não estão decididos quais serão os definitivos”, sustentou.

Sobre outros aspectos da preparação para a visita de Francisco, Dom Ramos assinalou que “a Comissão segue avançando em certas definições quanto aos sinais dessa visita, as definições litúrgicas e a gestão de voluntários, entre outros assuntos”.

Por sua parte, o diretor executivo da comissão, Javier Peralta, afirmou que “aspectos como segurança, logística, distâncias, capacidade, acesso, etc., devem ser analisados antes de tomar uma decisão”.

“Estamos esperando uma vinda em massa a estes lugares e a combinação de experiência da delegação vaticana com a das autoridades locais, das autoridades do governo e dos organismos de segurança e ordem está sendo muito proveitosa”, sublinhou.

Por outra parte, 8 membros do Destacamento do Sétimo Grupo de Forças Especiais do Exército dos Estados Unidos chegaram ao Chile para capacitar com novas táticas de treinamento a polícia encarregada da segurança do Papa em sua visita.

Receberão este treinamento o Grupo de Operações Policiais Especiais de Carabineiros (Gope) e o Departamento de Proteção de Pessoas Importantes (PPI) da polícia uniformizada.

A visita do Papa inclui segurança policial em veículos, escolta motorizada, atiradores escolhidos, operações especiais, cobertura médica, entre outros aspectos.

Além disso, será disponibilizado um helicóptero para acompanhar os deslocamentos do Papa Francisco, o que será acompanhado por ao menos oito veículos de segurança.

Confira também: