O Arcebispo de Caracas, Cardeal Jorge Urosa, assinalou que a Venezuela “está na ruína” e “quer uma mudança de governo” e exortou a administração do presidente Nicolás Maduro a resolver os problemas democraticamente.

Em uma recente entrevista ao jornalista Carlos Croes, no programa ‘Diálogo con’, de Televen, o Cardeal Urosa assinalou que a capacidade de governo de Maduro “foi superada pela realidade. O país quer uma mudança de governo”.

“Não entender a gravidade do momento e que os problemas que estamos enfrentamento se devem à atitude do governo é algo que vai contra a paz do país”, disse.

“O país está na ruína, as pessoas estão morrendo de fome, nos hospitais (há) a quantidade de crianças que morrem todos os meses. Isso demonstra que (p governo) não está à altura das circunstâncias”, assinalou e sublinhou que a administração de Maduro deve dialogar com a Assembleia Nacional, de maioria opositora ao regime.

“O caminho é o respeito, a tolerância e a busca de entendimento do governo com os líderes da oposição”, disse.

O Cardeal Urosa assegurou que “o governo tem a solução em suas mãos: proporcionar que se dê uma solução negociada, democrática, à gravíssima crise política que eles mesmos criaram e que vão aprofundar caso seja instalada a Assembleia Nacional Constituinte (ANC)”.

Além disso, o Arcebispo de Caracas assinalou que a Igreja no país rechaça com “unanimidade” a convocação de Maduro a uma Assembleia Constituinte e destacou que, “desde o momento que se começou a escutar essa iniciativa do presidente, pensamos que absolutamente não convém essa Constituinte, porque os problemas da Venezuela são problemas de tipo econômico, social e político que a Constituinte não vai resolver, mas que vão agravar”.

“Nós estamos com o povo e a maior parte dos venezuelanos não quer a Constituinte”, reforçou.

Os Bispos da Venezuela, disse, “estamos defendendo os direitos do povo que estão sendo violados por um governo ineficiente”, e precisou que “aqui não há nenhuma soberania alimentar, aqui há incapacidade do governo para garantir os alimentos, a saúde do povo venezuelano”.

O Cardeal Urosa classificou de “gravíssima” a escassez de alimentos e de remédios, assim como a inflação, que é “altíssima, a pior do mundo”.

Para o Arcebispo de Caracas, é claro que “o povo venezuelano já rechaça este governo”.

“Isso é um problema que o governo tem que enfrentar e tentar resolver do ponto de vista democrático”, assinalou.

Confira também: