O presidente da Conferência Episcopal da França e Arcebispo de Marselha, Dom Georges Pontier, indicou que Pe. Jacques Hamel se tornou “um modelo e um encorajamento para todos”, um ano após seu assassinato pelas mãos de dois membros do Estado Islâmico (ISIS) enquanto celebrava a Missa.

Em um comunicado publicado na segunda-feira no site dos Bispos da França, Dom Pontier disse que a morte do presbítero de 84 anos, que ocorreu em 26 de julho de 2016, “foi um desses acontecimentos impensáveis que nos deixam sem palavras e que se tornam portadores de um grande testemunho, fonte de lições para todos”.

O Prelado indicou que a irmã de Pe. Hamel, Rosaline, disse que este sacerdote “era, acima de tudo, um homem entre os homens”,

Ao recordar esta frase, Dom Pontier indicou que “foi este homem entre os homens, padre, que se tornou símbolo de uma vida vivida com os outros, uns pelos outros, uma vida de fidelidades cotidianas, uma vida enraizada no amor daquele que se fez um de nós por amor, Cristo”.

“Tal vida se torna um modelo e um encorajamento para todos”, afirmou o presidente da Conferência Episcopal da França.

“A comunidade cristã, e além dela, a sociedade francesa, lembra isso. Nós não queremos esquecer as pessoas próximas a ele, sua família, as outras vítimas, sua paróquia, que foi ferida em seu profundo afeto e nos laços humanos”, manifestou Dom Pontier.

Nesse sentido, o Prelado indicou que no próximo dia 15 de agosto será celebrada a Festa da Assunção de Maria e exortou os católicos franceses a rezarem por seu país.

“Peçamos ao Senhor que, pela intercessão da Virgem Maria, surjam mais homens e mulheres que vivam para os demais e com os demais. Que a fraternidade que tanto desejamos se torne realidade. Que ela inspire nossas decisões pessoais e as decisões daqueles que exercem responsabilidades de qualquer tipo”, concluiu Dom Pontier.

Como parte das homenagens ao Pe. Jacques Hamel, no dia 26 de julho, será inaugurado um monumento em recordação ao sacerdote. Este fica em frente à igreja de Saint-Étienne-du-Rouvray, na cidade francesa de Rouen, dentro da qual foi assassinado pelos terroristas.

Nesta igreja, também no dia 26 de julho, o Arcebispo de Rouen, Dom Dominique Lebrun, celebrará uma Missa em honra ao sacerdote.

Atualmente, segue o processo de beatificação de Pe. Jacques Hamel . No dia 13 de abril, quando foi celebrada a Quinta-feira Santa, Dom Lebrun anunciou oficialmente a abertura da fase diocesana do processo.

Nesta etapa, são recolhidos e analisados os escritos e testemunhos sobre a vida de Pe. Hamel. Depois, toda essa informação será recompilada e enviada ao Vaticano para seu estudo na Congregação para as Causas dos Santos.

Confira também: