No próximo dia 26 de julho, completará um ano do assassinato do Pe. Jacques Hamel pelas mãos de dois membros do Estado Islâmico (ISIS), enquanto celebrava Missa na França. Nesse dia, será inaugurado um monumento em sua honra.

Este memorial foi colocado no último dia 26 de junho em frente à igreja de Saint-Étienne-du-Rouvray, na cidade francesa de Rouen, dentro da qual o presbítero de 84 anos foi assassinado.

O monumento mede 2,5 metros, é feito de metal, tem gravado o rosto do Pe. Hamel e traz escritos vários artigos da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

Os artistas que o produziram a pedido do município, Vincent Bécheau e Marie Laure Bourgeois, indicaram que o objetivo do monumento é “mostrar uma mensagem de paz e irmandade”.

Também indicaram que buscam criar consciência nas pessoas sobre a raiz dos atentados perpetrados pelos jihadistas na França desde 2015, como os da revista Charlie Hebdo e casa de shows Bataclan.

“A ideia de instalar este monumento no coração do espaço público tem a intenção de motivar as pessoas a se aproximarem, por exemplo, os estudantes poderiam lê-lo e aprender”, comentaram.

A Missa pelo aniversário do assassinato de Pe. Jacques Hamel será celebrada na igreja de Saint-Étienne-du-Rouvray, às 9h (horário local), e será presidida pelo Arcebispo de Rouen, Dom Dominique Lebrun. Prevê-se que a inauguração oficial do monumento em honra ao presbítero seja às 10h50.

No último dia 13 de abril, dia em que celebrou a Quinta-feira Santa, Dom Lebrun anunciou oficialmente a abertura da fase diocesana do processo de beatificação de Pe. Hamel.

Nesta etapa diocesana, são recolhidos e analisados os escritos e testemunhos sobre a vida de Pe. Hamel. Depois, toda essa informação será recompilada e enviada ao Vaticano para seu estudo na Congregação para as Causas dos Santos.

Em uma Missa celebrada no Vaticano em setembro de 2016, o Papa Francisco destacou o testemunho de coragem do sacerdote francês e assegurou que é um mártir.

Confira também: