Milhares de jovens se encontrarão na Casa da Mãe Aparecida na próxima semana, unidos em projetos evangelizadores e comemorativos pelos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba do Sul.

Neste dia 22 de julho, tem início a Semana Missionária promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dentro do projeto Rota 300, que segue até o dia 28. Durante este período, cerca de 2 mil jovens realizarão missões em dioceses banhadas pelo rio Paraíba do Sul nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

“Durante a Semana os jovens rezam, abençoam as casas e famílias, visitam doentes, dependentes químicos, idosos e escolas”, explicou ao site da CNBB o assessor da Comissão para a Juventude, Padre Antonio Ramos Prado.  

A conclusão desta Semana Missionária também marcará o encerramento do Projeto Rota 300, que desde 2015 vem incentivando a participação dos jovens na visita da imagem peregrina da padroeira do Brasil, que está percorrendo as dioceses do país.

O encerramento se dará no Santuário Nacional de Aparecida, no dia 29 de julho, quando os missionários se unirão a jovens peregrinos de todo o país que estarão participando do JUMI – Juventude em Missão, entre 27 e 30 de julho.

O JUMI é o evento que se propõe a ser o grande momento celebrativo dos jovens neste ano de comemoração pelo tricentenário do encontro da Imagem de Aparecida.

Durante a programação, os jovens romeiros poderão participar de mais de 60 shows musicais, atividades físicas e caminhadas, além de pregações, Missas e momentos de oração e reflexão. Seis módulos no Pátio das Palmeiras do Santuário Nacional proporcionarão atividades simultâneas aos participantes.

Entre as diversas atividades, estará inserido o Hallel Aparecida, evento forte perfil de evangelização pela música, que chega a sua sexta edição no Santuário Nacional.

O Hallel também emprestará ao JUMI seu modelo de estrutura e de acolhida aos jovens, que acontece em espaços temáticos. Haverá ainda espaço para prática de atividades esportivas e debates, além do conteúdo religioso.

O JUMI marcará o ponto alto do projeto Juventude em Missão, promovido pelo Santuário Nacional de Aparecida, que teve início em fevereiro de 2016, com a Caminhada da Esperança.

Naquela ocasião, jovens peregrinaram por 28 quilômetros, desde a Basílica de Nossa Senhora Aparecida até a Fazenda da Esperança, em Guaratinguetá, refletindo sobre o ano jubilar que se aproximava. Desde então outras duas caminhadas foram organizadas, além da realização do Hallel Aparecida e da acolhida de duas Romarias da Juventude no Santuário Nacional, neste período.

Confira também: