Dois sacerdotes foram sequestrados na madrugada de segunda-feira, 17 de julho, na Diocese de Beni-Butembo, no nordeste da República Democrática do Congo.

Os sacerdotes Pierre Akilimali e Charles Kipasa estavam na paróquia Notre-Dame des Anges, no povoado de Bunyuka na província de Kivu do Norte.

Segundo a ONG local Centro de Estudos para a Promoção da Paz, Democracia e Direitos Humanos (CEPADHO), os dois sacerdotes foram sequestrados por cerca de cem homens armados e camuflados. Os delinquentes também bateram em alguns seminaristas e roubaram dois carros e duas motos.

A Conferência Nacional de Bispos Congoleses (CENCO) condenou o sequestro e advertiu que “causar-lhes dano significa causar dano à comunidade a que servem”.

“Os sacerdotes são homens de Deus, que consagram suas vidas pelo bem da população, sem uma agenda política”, indicou.

Em um comunicado recolhido pela agência vaticana Fides, os bispos também criticaram também o clima de insegurança na região e recordaram às autoridades que é seu dever “garantir a segurança das pessoas e dos seus bens”.

Além disso, a CENCO pediu que as autoridades “façam tudo o que for possível para libertar os sacerdotes das mãos dos sequestradores e desmantelem a rede criminosa que desestabiliza a paz na região de Beni”.

Os bispos assinalaram também que desde outubro de 2012 não receberam notícias sobre o paradeiro de três sacerdotes assuncionistas sequestrados na paróquia de Notre-Dame des Pauvres, em Mbau, a 22 quilômetros de Beni.

Confira também: