Em sua visita à sede na Alemanha da organização Ajuda à Igreja Necessitada (ACN), o Bispo de Transfiguração em Novosibirsk, Sibéria Ocidental, Dom Joseph Werth, anunciou que ordenará no próximo domingo 27 de junho os primeiros sacerdotes oriundos da diocese.

O Prelado explicou que “minha diocese abarca  4 milhões de quilômetros quadrados e conta com cerca de 50 mil católicos batizados, entre os quais uns 10 mil são praticantes”.

“Na Sibéria é extremamente difícil assistir pastoralmente os católicos, devido ao fato de que os fiéis vivem dispersos por uma zona tão vasta. A maioria deles pertencem a minorias étnicas como polacos, alemães ou lituanos. Além disso, muitos dos 48 sacerdotes que trabalham em minha diocese são extrangeirso de nacionalidade polaca, alemã, eslovaca, italiana ou norte-americana”, acrescentou o Bispo.

O Prelado também acrescentou que obter um visto para estes evangelizadores nem sempre é fácil, devido aos muitos obstáculos burocráticos. Segundo Dom  Werth, o mais importante é ampliar as estruturas eclesiais devido aos 70 anos de ditadura comunista que impôs o ateísmo na ex -União Soviética.

Neste contexto, o Bispo manifestou sua gratidão por todo o apoio que sua diocese tem recebido de ACN e seus bem-feitores. “Agradeço por tudo o que fizeram por nós, mas  continuamos necessitando vossa generosa ajuda urgentemente”, acrescentou.