O Bispo Auxiliar de Bucaramanga e perito em bioética, Dom Juan Vicente Córdoba, assegurou que a Igreja fará escutar sua voz diante do eventual debate sobre a regulamentação da eutanásia, prática aprovada pela Corte Constitucional em 1997.

"Faremos escutar nossa opinião, através da imprensa, comunicados e apelações públicas", afirmou o Bispo e assegurou que “sempre estamos lhes dizendo aos católicos que não têm nada que fazer com a eutanásia, já que a vida pertence a Deus".

A falha constitucional que abriu passo à eutanásia na Colômbia foi promovida pelo ex-magistrado e hoje parlamentar César Gaviria, paradoxalmente em resposta ao pedido de um caluniador da eutanásia que tentou endurecer as proibições contra a prática no país.

A Corte solicitou ao Congresso regular a prática para “prevenir abusos” mas isto nunca ocorreu. Atualmente a eutanásia depende exclusivamente do paciente e o médico e não existe a obrigação legal de reportar esta prática às autoridades.

Gaviria, porta-bandeira do suposto “direito a morrer”, apresentará a fim de mês uma proposta para que a legislação colombiana seja similar àquelas da Holanda e Bélgica em matéria de eutanásia.

Agora, os colombianos estão divididos sobre o tema, já que 45 por cento está a favor da eutanásia em casos terminais, mas 46,9 por cento se opõe, segundo uma pesquisa da firma Yahaas para Radio RCN.