A Diocese de Luziânia (GO) tem um novo bispo, pois nesta quarta-feira, o Papa Francisco aceitou a renúncia de Dom Afonso Fioreze por motivo de idade; ele será sucedido pelo até então Bispo Coadjutor Dom Waldemar Passini Dalbello.

Natural de Anápolis (GO), Dom Waldemar tem 51 anos e foi nomeado Bispo auxiliar de Goiânia em 30 de dezembro de 2009 e recebeu a ordenação episcopal em março de 2010, tendo como lema “Para congregar na unidade” (Congregare in unum).

Em 2011, foi nomeado pela Congregação para os Bispos como Administrador Apostólico da Arquidiocese de Brasília (DF) no período até a posse do novo Arcebispo Dom Sergio da Rocha, em agosto do mesmo ano.

Dom Waldemar foi nomeado Bispo Coadjutor de Luziânia em 3 de dezembro de 2014.

O Prelado também foi nomeado pelo Conselho Episcopal Latino Americano (Celam) membro do Departamento de Missão e Espiritualidade, para o quadriênio 2015-2019. E, na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), serviu na Comissão Episcopal Pastoral para Ministérios Ordenados e Vida Consagrada de 2011 a 2015.

Por sua vez, o agora Bispo Emérito Dom Afonso Fiorenze servia na Diocese de Luziânia há 13 anos. Ele foi nomeado Bispo Coadjutor em novembro 2003 pelo então Papa São João Paulo II. Recebeu a ordenação episcopal em fevereiro de 2004. Em setembro deste mesmo ano, assumiu como Bispo titular da Diocese.

O Papa Francisco aceitou também a renúncia de Dom Manoel dos Reis de Farias, que servia como Bispo de Petrolina (PE) desde 2011. De acordo com a CNBB, esta renúncia também está de acordo com o Cânon 401, parágrafo 1, do Código de Direito Canônico, que estabelece a decisão por motivos de idade.